Características da goma Xantana

Características da goma Xantana Utilização.

A goma xantana é um heteropolissacarídeo natural de alto peso molecular (2.500.000 daltons) e um importante biopolímero industrial, comercialmente produzido em fermentação aeróbica do microorganismo Xanthomonas Campestris em presença de carboidratos e fatores de crescimento, que tem a propriedade de modificar o comportamento reológico da fase aquosa das formulações onde ele é incorporado.

Com característica aniônica, a molécula de goma xantana é composta por unidades de glucose, manose e ácido glucurônico.

Possui na estrutura grupos acetílicos e resíduos de ácido pirúvico, estes último ligado às cadeias de D-glucose por ligações acetá licas.

São solúveis em água fria ou aquecida, formando soluções viscosas, mesmo em baixas concentrações, resistentes ao aquecimento e variações de pH.

Além da facilidade de preparo, uma característica importante dos géis formulados com goma xantana é sua notável estabilidade em meios ácidos e na presença de sais, assim como sua grande resistência ao aquecimento e cisalhamento, importantes para adequação do processo de preparo das formulações.

Por sua estabilidade frente aos ácidos e sais, as bases formuladas com goma xantana podem ser utilizadas como veículos para esses ativos.

A goma xantana é caracterizada como: agente suspensor, formador de gel aniônico, estável em pH ácido, estabilizante e agente de consistência para emulsões.

A demanda de goma xantana tem aumentado continuamente, sendo estimado um crescimento anual de 5 a 10%.

Do total de goma xantana produzida, 65% é utilizado na indústria de alimentos, 15% na indústria de petróleo e aproximadamente 20% em aplicações diversas.

Dependendo do uso a que se propõem, diferentes métodos de purificação podem ser aplicados, influenciando nas características físicas e químicas do produto.

A goma xantana pode ser utilizada como gelificante, espessante, estabilizante e agente suspensor em diversos tipos de formulação.

Tem grande poder espessante, se destaca também pelo seu efeito de potencial suspensor de elementos sólidos num meio líquido.

É utilizada para a fabricação de molhos para saladas, bebidas, geleias, produtos cárneos, enlatados, e sopas, panificação, doceria.

 

comprar goma xantana