O que e goma xantana? Onde e utilizada a Goma Xantana

Goma Xantana é um polissacarídeo obtido naturalmente pela fermentação da bactéria Xanthomonas campestris que sintetiza a goma para evitar sua desidratação.

A goma xantana é utilizada como um agente espessante.
É um aditivo bastante utilizado na indústria farmacêutica e alimentícia como estabilizante, espessantes e emulsificante.
Nas receitas SEM GLÚTEN, 90% tem entre os ingredientes a Goma Xantana no papel do espessante para dar liga às massas.
A goma xantana deixa a solução mais espessa, quando usada em uma dose pequena (1 a 3 gramas por litro).
O líquido rapidamente assume uma consistência de gel. De qualquer maneira, a espessura se altera assim que derramada a goma xantana, mas as propriedades da suspensão não serão afetadas.

 

Xantana é um polissacarídeo
Ela pode substituir ou suplementar ovos, tanto como um espessante, como para o desenvolvimento de texturas aeradas que são alcançados pela suspensão de bolhas de ar enquanto se bate a mistura.
Quando usada em preparações com frutas ou vegetais, a goma xantana irá espessar e reter até água gelada (pouquíssimas gramas por Quilo).

A goma xantana é um agente espessante usado em recheios de pastelaria, massas de tortas e outros produtos cozidos e molhos.

É criado pela introdução de bactérias durante a fermentação de açúcar de milho . Substituições Ingrediente incluir vários ingredientes mais velhas como a goma xantana foi criado para substituí-los.

Estes ingredientes alternativos podem ser mais caros.

comprar goma xantana